Witold Rybczynski


UMA VOLTA BEM DADA 
Witold Rybczynski 

«A semente deste livro, elegante e inspirador, foi semeada pelo The New York Times, quando os editores pediram ao autor que escrevesse um ensaio onde identificasse a melhor ferramenta do milénio. Uma Volta Bem Dada é uma história protagonizada por Arquimedes, que inventou o parafuso de água e introduziu a curva helicoidal, e por Leonardo, que esboçou uma máquina para talhar parafusos na madeira. É uma história de descoberta mecânica e de génio que transporta o leitor da antiga Grécia à Glasgow vitoriana, da concepção de armas na Renascença italiana à concepção de automóveis na era industrial norte-americana. Rybczynski escreve uma ode ao parafuso, sem o qual não existiria nem o telescópio, nem o microscópio – numa palavra toda a ciência que nos ilumina. A chave de parafusos, talvez a última ferramenta manual num mundo cada vez mais cibernético, representa nada menos do que o triunfo da precisão. 
Grande historiador da cultura e da arquitectura, Witold Rybczynski conta-nos a história da ferramenta que alterou o curso da civilização.»  Na capa do livro.

Witold Rybczynski (nascido em 1943, em Edimburgo, Escócia), é um arquiteto canadense, professor e escritor. Rybczynski nasceu em Edimburgo de ascendência polaca e foi criado em Surrey, Inglaterra, antes de partir ainda em  tenra idade para o Canadá. Wikipédia