
Vede uma criança de mãos em concha, ávida de agarrar a bola que lhe atiram. Esse instante resume o que há de mais belo no jogo: o mar e a concha, a vastidão prestes a entrar num espaço exíguo sem se perceber como.
Todas as outras coisas deixam de ter sentido. O mundo concentra-se num relâmpago. A bola é imensa, esplendorosa. Só ela existe. E os olhos que a engrandecem.
Na aba do livro O Mundo Fascinante do Jogo, António Cabral, Editorial Notícias, 2002
António Joaquim Magalhães Cabral (Castedo do Douro, 30 de Abril de 1931 - Vila Real, 23 de Outubro de 2007) foi um escritor, dramaturgo, poeta e ensaísta português.
António Cabral frequentou o curso teológico do Seminário de Vila Real e obteve a licenciatura em Filosofia pela Universidade do Porto. Depois de abandonar a vida sacerdotal, ingressou no ensino secundário, sendo professor efectivo da Escola Secundária Camilo Castelo Branco. A partir de 2001 foi professor de Cultura Geral, na Universidade Sénior de Vila Real. Era conhecido pelas suas conferências em centros culturais, escolas do ensino básico, secundário e universitário, tanto em Portugal como no estrangeiro, Galiza e Alemanha sobretudo, falando de temas que lhe eram preferidos, tais como literatura, jogos populares e pedagogia do jogo. Wikipédia